Exercicio de Vestibular
1) (ITA-SP) Leia com atenção as duas estrofes abaixo e compare-as quanto ao conteúdo e à forma.
I
“Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego.”
II
“Do sonho as mais azuis diafaneidades
Que fuljam, que na estrofe se levantem
e as emoções, todas as castidades
Da alma do Verso, pelos versos cantem.”
Comparando as duas estrofes, conclui-se que:
a) I é parnasiana e II, simbolista.
b) I é simbolista e II, romântica.
c) I é árcade e a II, parnasiana.
d) I e II são parnasianas.
e) I e II são simbolistas.
2) (UFES-ES)
1) Inserindo-se no centro da revolta da nova geração contra a ordem moral, a arte muito comportada, o romance realista, o sistema político, social e artístico vigente, _______________________ foi uma das formas dessa revolta e dessa grande negação.
2) Não restam mais dúvidas de que o ______________teve em profundidade ema extensão maior que o parnasianismo. Como também não restam dúvidas de que o melhor de nossa poesia _______________tem suas origens nos poetas _____________.
3) De qualquer modo, Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens, os mestres da primeira geração _______________________, estiveram mais ou menos presos, formalmente à estrutura _____________________.
Assinale a seqüência correta que completa as afirmações acima:
a) Romantismo, Simbolismo, modernista, simbolistas, simbolista, parnasiana.
b) Simbolismo, Realismo, romântica, contemporâneos, simbolista, romântica.
c) Naturalismo, Modernismo, simbolista, parnasianos, simbolista, romântico.
d) Modernismo, Romantismo, contemporâneo, românticos, simbolista, parnasiano.
e) Simbolismo, Simbolismo, modernista, simbolistas, simbolista, parnasiana.
3) (PUC-SP) Leia o fragmento do poema “Antífona” de Cruz e Souza, e responda às questões 3 e 4.
Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras...
Formas do Amor, constelarmente puras,
De Virgens e de Santas vaporosas...
Brilhos errantes, mádicas frescuras
E dolências de lírios e de rosas...
Indefiníveis músicas supremas,
Harmonias da Cor e do Perfume...
Horas do Ocaso, trêmulas, extremas,
Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...
Esse trecho do poema, que abre o livro Broquéis é considerado uma espécie de profissão de fé simbolista. Reflita sobre as afirmações abaixo:
I – O fragmento revela a preocupação do eu lírico pelas formas caracterizadas pela cor branca, pelas cintilações, pela vaguidade, pelo diáfano e pelo transparente.
II – O fragmento apresenta uma construção apoiada na justaposição de frases nominais, com o intuito de descrever os objetos com clareza.
III – O fragmento mostra alguns procedimentos estilísticos do Simbolismo, como por exemplo, a musicalidade das palavras, o uso das reticências, o emprego de letras maiúsculas e a indefinição do referente.
Conforme se verifica, está correto o que se afirma:
a) Apenas em I e II.
b) Apenas em I e III.
c) Apenas em II e III.
d) Apenas em I.
e) Em I, II e III.
4) No poema “Antífona” de Cruz e Souza, ocorre o predomínio das seguintes características:
a) Invocações, simultaneidades de traços, dinamicidade, ausência de seqüência temporal e descritor observador.
b) Explicações, seqüência de traços, estaticidade, seqüência temporal e narrador personagem.
c) Explicações, seqüência de traços, dinamicidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.
d) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.
e) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, seqüência temporal e descritor observador.
5) (CEAP-AP)
“Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”
Cruz e Souza
Nesta famosa estrofe do simbolista Cruz e Souza, a musicalidade se expressa pelas:
a) metáforas .
b) sinestesias.
c) aliterações .
d) metonímias .
e) repetição da palavras vozes e violões.
6) (UEPA – PA) Preencha corretamente a lacuna existente no excerto com uma das palavras constantes nas alternativas abaixo.
“Os_________________________conservam vários hábitos de versificação dos parnasianos. Mas, de acordo com seu desejo de mistério e fluidez,,buscaram ritmos mais musicais e insinuantes [...]
Presença da Literatura Brasileira. Vol. II.
a) românticos.
b) naturalistas.
c) simbolistas.
d) árcades.
e) modernistas.
7) (UNIP-SP) A negação do positivismo, do materialismo e das estéticas nele fundamentadas, a criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, da associação de imagens e idéias; o tom vago, impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são características do:
a) Realismo;
b) Simbolismo;
c) Naturalismo;
d) Romantismo;
e) Parnasianismo.
8) (FUVEST)
“E fria, fluente, frouxa claridade
Flutua como as brumas de
[um letargo”
Nestes versos de Cruz e Souza encontra-se um dos traços característicos do estilo simbolista:
a) Utilização do valor sugestivo da música e cor;
b) Rima aproximativa: uso das aliterações;
c) Presença de onomatopéia;
d) Uso de antinomia.
e) Emprego de expressões arcaicas.
9) (UFPA) Na última década do século XIX surge no Brasil, a manifestação de um estilo de época que é o:
a) Parnasianismo, que reagiu violentamente contra o estilo então vigente: o simbolismo.
b) Romantismo, que se ajustou perfeitamente à alma do brasileiro, cujos anseios de liberdade política e literária passou a exprimir.
c) Impressionismo, que pregava a volta à rigidez formal dos clássicos.
d) Arcadismo, que pregava seu ideal de felicidade decorrente da vida em contato com a natureza.
e) Simbolismo, que encontrou uma posição hostil por parte dos parnasianos, ao ponto de quase passar despercebido.
10) (PUCCAMP-SP) Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens são poetas identificados com um movimento artístico cujas características são:
a) o jogo de contrastes, o tema da fugacidade da vida e fortes inversões sintáticas.
b) a busca da transcendência, a preponderância, a do simbolismo entre as figuras e o cultivo de um vocabulário ligado às sensações.
c) A espontaneidade coloquial, os temas do cotidiano e o verso livre.
d) O perfeccionismo formalista, a recuperação dos ideais clássicos e o vocabulário preciso.
e) o jogo dos sentimentos exacerbados, o alargamento da subjetividade e a ênfase na adjetivação.
11) (FUVEST)
I
“Longe do estéril turbilhão da rua
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no
[sossego
Trabalha, e teima, e sofre, e sua!”
II
“Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras...”
As estrofes acima são, respectivamente, dos poetas:
a) Manuel Bandeira e Olavo Bilac;
b) Vinícius de Moraes e Cruz e Souza;
c) Olavo Bilac e Cruz e Souza;
d) Cruz e Souza e Castro Alves;
e) Castro Alves e Alphonsus de Guimaraens.
12) (PUC-RS)
“Hão de chorar por ela os
[cinamomos,
Murchando as flores ao tomar
[do dia
Dos laranjais hão de cair os pomos
Lembrando-se daquela que os
[colhia.”
Uma das linhas temáticas da poesia de Alphonsus de Guimaraens, como se observa no exemplo, é a:
a) Amada morta;
b) Religiosidade profunda;
c) Transfiguração do amor;
d) Atmosfera litúrgica;
e) Paisagem mariana.
13) (UFSCAR-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma característica do:
a) Romantismo, sobretudo na obra de Castro Alves,
b) Barroco, principalmente em Gregório de Matos.
c) Simbolismo, representado pelas obras de Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
d) Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira.
e) Pré-modernista, principalmente em Jorge de Lima.
14) (FEM-PA) Seus poemas sugerem um clima de mistério, através de uma linguagem rica em adjetivos semanticamente vagos e imprecisos. Trata-se de ____________ que escreveu_____________________ como poeta vinculado ao_____________________.
a) Vinícius de Moraes/ Sonetos e Baladas/ Modernismo.
b) Álvares de Azevedo/ Lira dos Vinte Anos/ Romantismo.
c) Cruz e Souza/ Faróis/ Simbolismo.
d) Olavo Bilac/ O Caçador de esmeraldas/ Parnasianismo.
e) Cecília Meireles/ Vaga Música/ Modernismo.
15) (MACK-SP)
“Dentre as atitudes mais comuns à sua poesia, no plano temático, destacam-se: a transcendência espiritual, a integração cósmica, o mistério, o sagrado, o conflito entre matéria e espírito, a angustia e a sublimação sexual, a escravidão e uma verdadeira obsessão por brilhos e pela cor branca. E, no plano específico da expressão, têm destaque as sinestesias, as imagens insólitas, a sonoridade das palavras, a predominância de substantivos e a utilização de maiúsculas, com a finalidade de dar valor absoluto a certos termos”.
O trecho acima se refere a:
a) Cruz e Souza.
b) Cecília Meireles.
c) Alphonsus de Guimaraens.
d) Gregório de Matos.
e) Augusto dos Anjos.