Exercicio de Vestibular

1) (ITA-SP) Leia com atenção as duas estrofes abaixo e compare-as quanto ao conteúdo e à forma.

I

“Mas que na forma se disfarce o emprego

Do esforço; e a trama viva se construa

De tal modo que a imagem fique nua

Rica mas sóbria, como um templo grego.”

II

“Do sonho as mais azuis diafaneidades

Que fuljam, que na estrofe se levantem

e as emoções, todas as castidades

Da alma do Verso, pelos versos cantem.”

       Comparando as duas estrofes, conclui-se que:

a)       I é parnasiana e II, simbolista.

b)       I é simbolista e  II, romântica.

c)        I é árcade e a II, parnasiana.

d)       I e II são parnasianas.

e)       I e II são simbolistas.

2) (UFES-ES)

1) Inserindo-se no centro da revolta da nova geração contra a ordem moral, a arte muito comportada, o romance realista, o sistema político, social e artístico vigente, _______________________ foi uma das formas dessa revolta e dessa grande negação.

2) Não restam mais dúvidas de que o ______________teve em profundidade ema extensão maior que o parnasianismo. Como também não restam dúvidas de que o melhor de nossa poesia _______________tem suas origens nos poetas _____________.

3) De qualquer modo, Cruz e Souza  e Alphonsus de Guimaraens, os mestres da primeira geração _______________________, estiveram mais ou menos presos, formalmente à estrutura _____________________.

     Assinale a seqüência correta que completa as afirmações acima:

a)       Romantismo, Simbolismo, modernista, simbolistas, simbolista, parnasiana.

b)       Simbolismo, Realismo, romântica, contemporâneos, simbolista, romântica.

c)        Naturalismo, Modernismo, simbolista, parnasianos, simbolista, romântico.

d)       Modernismo, Romantismo, contemporâneo, românticos, simbolista, parnasiano.

e)       Simbolismo, Simbolismo, modernista, simbolistas, simbolista, parnasiana.

3) (PUC-SP) Leia o fragmento do poema “Antífona” de Cruz e Souza, e responda às questões 3 e 4.

Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras...

 

Formas do Amor, constelarmente puras,
De Virgens e de Santas vaporosas...

Brilhos errantes, mádicas frescuras
E dolências de lírios e de rosas...

 

Indefiníveis músicas supremas,
Harmonias da Cor e do Perfume...
Horas do Ocaso, trêmulas, extremas,
Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...

                Esse trecho do poema, que abre o livro Broquéis é considerado uma espécie de profissão de fé simbolista. Reflita sobre as afirmações abaixo:

I – O fragmento revela a preocupação do eu lírico pelas formas caracterizadas pela cor  branca, pelas cintilações, pela vaguidade, pelo diáfano e pelo transparente.

II – O fragmento apresenta uma construção apoiada na justaposição de frases nominais, com o intuito de descrever os objetos com clareza.

III – O fragmento mostra alguns procedimentos estilísticos do Simbolismo, como por exemplo, a musicalidade das palavras, o uso das reticências, o emprego de letras maiúsculas e a indefinição do referente.

                Conforme se verifica, está correto o que se afirma:

a)        Apenas em I e II.

b)        Apenas em I e III.

c)        Apenas em II e III.

d)        Apenas em I.

e)        Em I, II e III.

4) No poema “Antífona” de Cruz e Souza, ocorre o predomínio das seguintes características:

a) Invocações, simultaneidades de traços, dinamicidade, ausência de seqüência temporal e descritor observador.

b) Explicações, seqüência de traços, estaticidade, seqüência temporal e narrador personagem.

c) Explicações, seqüência de traços, dinamicidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.

d) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.

e) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, seqüência temporal e descritor observador.

5) (CEAP-AP)

 “Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”

                                            Cruz e Souza

                Nesta famosa estrofe do simbolista Cruz e Souza, a musicalidade se expressa pelas:

a)       metáforas .

b)       sinestesias.

c)        aliterações .

d)       metonímias .

e)       repetição da palavras vozes e violões.

6) (UEPA – PA) Preencha corretamente a lacuna existente no excerto com uma das palavras constantes nas alternativas abaixo.

“Os_________________________conservam vários hábitos de versificação dos parnasianos. Mas, de acordo com seu desejo de mistério e fluidez,,buscaram ritmos mais musicais e insinuantes [...]

Presença da Literatura Brasileira. Vol. II.

a)       românticos.

b)       naturalistas.

c)        simbolistas.

d)       árcades.

e)       modernistas.

7) (UNIP-SP) A negação do positivismo, do materialismo e das estéticas nele fundamentadas, a criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, da associação de imagens e idéias; o tom vago, impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são características do:

a) Realismo;

b) Simbolismo;

c) Naturalismo;

d) Romantismo;

e) Parnasianismo.

8) (FUVEST)

“E fria, fluente, frouxa claridade

Flutua como as brumas de

                                   [um letargo”

Nestes versos de Cruz e Souza encontra-se um dos traços característicos do estilo simbolista:

a)       Utilização do valor sugestivo da música e cor;

b)       Rima aproximativa: uso das aliterações;

c)        Presença de onomatopéia;

d)       Uso de antinomia.

e)       Emprego de expressões arcaicas.

9) (UFPA) Na última década do século XIX surge no Brasil, a  manifestação de um estilo de época que é o:

a) Parnasianismo, que reagiu violentamente contra o estilo então vigente: o simbolismo.

b) Romantismo, que se ajustou perfeitamente à alma do brasileiro, cujos anseios de liberdade política e literária passou a exprimir.

c) Impressionismo, que pregava a volta à rigidez formal dos clássicos.

d) Arcadismo, que pregava seu ideal de felicidade decorrente da vida em contato com a natureza.

e) Simbolismo, que encontrou uma posição hostil por parte dos parnasianos, ao ponto de quase passar despercebido.

10) (PUCCAMP-SP) Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens são poetas identificados com um movimento artístico cujas características são:

a) o jogo de contrastes, o tema da fugacidade da vida e fortes inversões sintáticas.

b) a busca da transcendência, a preponderância, a do simbolismo entre as figuras e o cultivo de um vocabulário ligado às sensações.

c) A espontaneidade coloquial, os temas do cotidiano e o verso livre.

d) O perfeccionismo formalista, a recuperação dos ideais clássicos e o vocabulário preciso.

e) o jogo dos sentimentos exacerbados, o alargamento da subjetividade e a ênfase na adjetivação.

11) (FUVEST)

I

“Longe do estéril turbilhão da rua

Beneditino, escreve! No aconchego

Do claustro, na paciência e no

                                         [sossego

Trabalha, e teima, e sofre, e sua!”

 

II

“Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras...”

                As estrofes acima são, respectivamente, dos poetas:

a)        Manuel Bandeira e Olavo Bilac;

b)        Vinícius de Moraes e Cruz e Souza;

c)        Olavo Bilac e Cruz e Souza;

d)        Cruz e Souza e Castro Alves;

e)        Castro Alves e Alphonsus de Guimaraens.

12) (PUC-RS)

“Hão de chorar por ela os

                             [cinamomos,

Murchando as flores ao tomar

                                          [do dia

Dos laranjais hão de cair os pomos

Lembrando-se daquela que os

                                          [colhia.”

Uma das linhas temáticas da poesia de Alphonsus de Guimaraens, como se observa no exemplo, é a:

a)       Amada morta;

b)       Religiosidade profunda;

c)        Transfiguração do amor;

d)       Atmosfera litúrgica;

e)       Paisagem mariana.

13) (UFSCAR-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma característica do:

a) Romantismo, sobretudo na obra de Castro Alves,

b) Barroco, principalmente em Gregório de Matos.

c) Simbolismo, representado pelas obras de Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.

d) Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira.

e) Pré-modernista, principalmente em Jorge de Lima.

14) (FEM-PA) Seus poemas sugerem um clima de mistério, através de  uma linguagem rica em adjetivos semanticamente  vagos e imprecisos. Trata-se de ____________ que escreveu_____________________ como poeta vinculado ao_____________________.

a) Vinícius de Moraes/ Sonetos e Baladas/ Modernismo.

b) Álvares de Azevedo/ Lira dos Vinte Anos/ Romantismo.

c) Cruz e Souza/ Faróis/ Simbolismo.

d) Olavo Bilac/ O Caçador de esmeraldas/ Parnasianismo.

e) Cecília Meireles/ Vaga Música/ Modernismo.

15) (MACK-SP)

“Dentre as atitudes mais comuns à sua poesia, no plano temático, destacam-se: a transcendência espiritual, a integração cósmica, o mistério, o sagrado, o conflito entre matéria e espírito, a angustia e a sublimação sexual, a escravidão e uma verdadeira obsessão por brilhos e pela cor branca. E, no plano específico da expressão, têm destaque as sinestesias, as imagens insólitas, a sonoridade das palavras, a predominância de substantivos e a utilização de maiúsculas, com a finalidade de dar valor absoluto a certos termos”.

O trecho acima se refere a:

a) Cruz e Souza.

b) Cecília Meireles.

c) Alphonsus de Guimaraens.

d) Gregório de Matos.

e) Augusto dos Anjos.